Jornalistas estrangeiros aprovam turismo no Brasil, aponta pesquisa

Os jornalistas estrangeiros que participaram da cobertura da Olimpíada no Rio de Janeiro, deixaram o país satisfeitos com o que viram e publicaram sobre o país e o evento esportivo. Pesquisa que o Ministério do Turismo divulga nesta quinta-feira (29) aponta que 89,6% dos entrevistados recomendariam o Brasil para a próxima viagem de amigos, família ou público em geral. Ainda segundo o levantamento, 69,7% dos profissionais estavam visitando o país pela primeira vez.

O levantamento mostra que mais de 70% dos entrevistados não publicou nenhuma reportagem sobre o Brasil que não fosse sobre esporte no último ano. Cerca de 40% deles pretende fazer alguma reportagem sobre o país no futuro que não seja sobre esporte, revelam dados da pesquisa.

O turismo e a cultura brasileira estão entre os principais temas de reportagens já publicadas sobre o Brasil. No entanto, para 56% dos entrevistados, a política e a violência foram os aspectos negativos mais abordados.

Eles também afirmaram que esses mesmos temas serão os mais abordados em reportagens futuras sobre o país.

De acordo com o Ministério, a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sugere que a experiência dos jornalistas na viagem pelo Brasil durante os Jogos Olímpicos incentivaram os jornalistas a publicar reportagens ou análises positivas sobre o Brasil, que não seja apenas sobre esporte. Esse índice, segundo dados avaliados na pesquisa, chegaria a 62%.

Hospitalidade e Infraestrutura
A hospitalidade e a alegria dos brasileirosforam considerados os pontos mais positivos da viagem na opinião dos entrevistados. Os itens com maiores incidências de avaliações negativas foram mobilidade urbana (34,5%) e sinalização (32,2%).

A infraestrutura da cidade oferecida durante a realização dos Jogos também foi questionada e alguns dados surpreenderam. O destaque ficou com os aeroportos (94,2%), disponibilidade de voos (88,8%) e táxis (86,1%).

Os preços praticados na cidade durante os Jogos também foram avaliados pelos jornalistas. Para 51,7 % a hospedagem foi considerada cara. Os serviços com melhor avaliação foram: transporte público (84,2%), atrativos turísticos (82,4%) e telefonia e internet (78,1%).

Os dados mostram avaliações positivas relacionadas aos Jogos Olímpicos, com destaque para a festa de abertura (93,5%), funcionários e voluntários (92,6%) e a festa de encerramento (91,7%).

Os serviços oferecidos  também tiveram uma boa avaliação. Para  99,1% dos entrevistados, os atrativos turísticos tiveram destaque. Também teve boa avaliação a obtenção de vistos para entrada no país e a diversão noturna. O governo federal isentou a necessidade de vistos para turistas americanos, japoneses, australianos e canadenses no período de 1º de junho a 18 de setembro.

Foram ouvidos 435 profissionais da imprensa internacional entre os dias 06 e 23 de agosto, durante os Jogos Olímpicos. Os pesquisadores ouviram norte-americanos, chineses, alemães, colombianos e argentinos.


 

Nossas avaliações

Confira nossa pontuação nos principais sites de reservas