Praias são os destinos que mais encantam turistas brasileiros, diz pesquisa

Na hora de viajar, quase metade dos brasileiros gosta mesmo é de deitar na areia e tomar banho de mar. Pelo menos é o que indica uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (28) pelo TripAdvisor, hoje um dos maiores sites de turismo do mundo.

A publicação perguntou recentemente a 3.055 pessoas do território verde e amarelo qual era seu tipo de destino preferido de férias (todos podendo escolher mais de uma opção).

Um total de 49% dos entrevistados disseram “praia”. Já cerca de 43% afirmaram que curtem explorar cidades históricas na hora de cair na estrada. O terceiro tipo de lugar mais citado (por 36% dos respondentes) foram “cidades onde moram parentes ou amigos”. Destinos de aventura ficaram na quarta posição, mencionados por 26% dos participantes.

Mas, apesar de ter um litoral com quase 7.500 quilômetros de extensão e diversas atrações turísticas em seu interior, o Brasil nem sempre é escolhido como o local de férias desses viajantes.

Entre os participantes da pesquisa que fizeram uma jornada nos últimos 12 meses, pouco mais da metade (52%) disse ter ido a um destino nacional. Os destinos estrangeiros mais visitados pelos outros 48%% foram os Estados Unidos (11% destes respondentes estiveram lá no ano passado), a Argentina (10%), o Chile (6%) e a França (5%).

E o TripAdvisor também identificou que, na hora de escolher um lugar para visitar, o brasileiro leva em conta principalmente três fatores: a cultura, o clima e opções de baixo custo oferecidos pelos destinos.

Hotéis tradicionais, por sua vez, ainda são o tipo de acomodação mais escolhidos por brasileiros, sendo a opção de 52% das pessoas que participaram da sondagem. O segundo lugar ficou para as pousadas (com 17% do público), seguido por albergues (7%) e resorts (6%).

Pesquisa global

Este levantamento do TripAdvisor faz parte de uma pesquisa global que o site fez com 36 mil pessoas, cujo objetivo era identificar seus hábitos de viagem. “É um estudo que oferece um novo olhar sobre o consumidor, revelando as motivações para a reserva e oferecendo às empresas do setor hoteleiro conhecimentos essenciais de marketing”, afirma Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil.

Durante o levantamento, a maioria dos participantes afirmou que, após escolher o destino, gasta menos de uma semana planejando a viagem, com reservas de hotéis, aluguel de carros, pesquisa sobre atrações turísticas e afins.

Já para três em cada quatro viajantes (74%), selecionar um destino é o primeiro passo ao planejar uma viagem. Entre os que optam por outro caminho, 42% começam pesquisando os voos.

Esta pesquisa mundial também identificou que, atualmente, os cinco principais motivos para a escolha de um destino são a cultura (35%), clima (27%), custo de acomodação (25%), preço das passagens aéreas (22%) e recomendação (18%).

E, segundo o TripAdvisor, “gerações mais jovens de viajantes são mais propensas a escolher um destino com base em recomendações e preços baixos. Gerações mais velhas são mais ligadas à rotina: 14% escolhem o destino porque vão para lá todos os anos, comparado a 7% dos entrevistados entre 18 e 34 anos”.

Nossas avaliações

Confira nossa pontuação nos principais sites de reservas