Professor e alunas da Unifor são contemplados com viagem para a Espanha

Ter a oportunidade de estudar espanhol por três semanas em uma das instituições mais tradicionais da Europa. Foi isso que o professor Núbio Vidal, coordenador do curso de Ciências Econômicas da Unifor e as alunas Beatriz Vidal, e Lizie Menezes, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Administração, vivenciaram no mês de julho.

Lizie Menezes conta que ficou sabendo do programa Top Espanha através do site da Unifor e que a experiência foi muito enriquecedora. “A gente tinha uma rotina diária de estudo da língua estrangeira e a universidade também ofertava vários passeios no tempo livre. As aulas de gramática e espanhol tinham início às 9h. No outro horário podíamos optar por estudar temas como espanhol para negócios, cultura espanhola, entre outros. Por estudar Administração acabei optando por espanhol para negócios e foi maravilhoso”, relata Lizie.

Segundo Beatriz Vidal, participar do Top Espanha foi melhor do que ela imaginava. “Eu sabia que ia ser uma grande experiência profissional e cultural. Mas foi além disso. Voltei querendo me aprofundar na língua, ir pra um país que fala espanhol e vir a fazer intercâmbio acadêmico. Quando voltei de viagem me inscrevi em outro programa da Unifor, o Buddy Program, onde vou ter a oportunidade de receber uma colombiana em casa e praticar espanhol”, confessa Beatriz.

Para Núbio Vidal, a experiência foi importante não só pelo contato com a língua estrangeira, mas para ver uma diferente metodologia de ensino. “Foi muito interessante. Mesmo sem ter estudado espanhol antes o conhecimento é muito rico. Você vê a diferente de metodologias. Os professores em instituições mais conservadoras na Europa continuam com as aulas em quadro de giz, utilizam vídeos e música. O que vemos aqui também. O interessante é que as vezes pensamos que estamos atrasados no Brasil e a realidade não é bem assim,” relata Núbio.

Sobre o Top España
A iniciativa faz parte do Programa de Bolsas do Santander Universidades que foi lançado em 2010 e tem como objetivo incentivar que alunos de graduação e professores aprimorem seus conhecimentos no idioma espanhol e na cultura espanhola, na Universidad de Salamanca.

Esta foi a 7ª edição do Programa Top España e teve a participação de 43 universidades brasileiras conveniadas. O Santander Universidades se responsabiliza por providenciar os voos de ida e volta de Madrid, traslados até Salamanca, hospedagem, alimentação, custeia integralmente o curso, material de apoio e certificado. E ainda, alguns passeios culturais são proporcionados ao grupo.


Nossas avaliações

Confira nossa pontuação nos principais sites de reservas